Chá de hibisco benefícios e malefícios

O chá de hibisco possui diversas substâncias antioxidantes que ajudam a quem deseja perder peso e emagrecer. Mas, algumas das propriedades existentes no chá de hibisco emagrece mas também pode provocar alguns efeitos colaterais.

De acordo com a nutricionistas ele tem ação diurética o consumo em excessivo pode levar a pessoa a eliminar alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Isso quer dizer que o chá de hibisco pode ser prejudicial para alguns grupos de pessoas. A seguir você confere as contraindicações e efeitos colaterais do chá de hibisco.

cha de hibisco

Hibisco para gestantes e lactantes

Uma das contraindicações do chá de hibisco é para as mulheres grávidas isso devido aos possíveis efeitos do chá na alteração do equilíbrio hormonal e na ação sobre a musculatura do útero, isso pode acarretar algumas complicações durante a gravidez e até levar a abortos espontâneos consequentes da ingestão em excesso.

O chá de hibisco também é contraindicado durante a amamentação. Porque o número de estudos envolvendo seres humanos acerca da toxicidade e dosagem segura de consumo ainda é escasso. Por isso orienta-se evitar sua ingestão durante a amamentação.

Hibisco para pessoas como hipotensão (pressão baixa).

O efeito anti-hipertensivo tem substâncias capazes de favorecer em conjunto a ação diurética e a redução da pressão arterial, podendo causar quedas acentuadas em indivíduos que apresentem tendência à hipotensão. Dessa forma, deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco.

Hibisco para pessoas que têm pressão alta.

Existem estudos que afirmam o benefício do consumo do chá de hibisco em pacientes que têm pressão alta devido ao efeito anti-hipertensivo da ação diurética.

No entanto, pacientes que têm pressão alta também devem evitar o consumo do chá de hibisco. Isso porque os medicamentos que tratam a hipertensão já auxiliam no controle da pressão arterial.

Se o paciente toma o chá de hibisco junto com os medicamentos, pode haver uma queda de pressão além do necessário.

hibisco extrato

Efeitos colaterais do chá de hibisco.

  • Aumenta o risco de infertilidade: Existem alguns estudos que indicam que o consumo contínuo e em grandes quantidades do chá de hibisco possa interferir nos níveis de estrogênio e, em virtude da alteração dos níveis do hormônio, inibe a ovulação acarretando na infertilidade de caráter transitório
  • Pode causar mal-estar: Deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco. A diurese em demasia leva à desidratação, perda de eletrólitos no organismo, como potássio e sódio, acarretando em alterações na contração muscular, tontura, sensação de fraqueza e até desmaio
  • Pode alterar o efeitos de alguns medicamentos: O consumo de chá de hibisco pode tanto potencializar quanto reduzir o efeito de alguns medicamentos. Considerando o efeito diurético, o consumo elevado pode potencializar o efeito de medicamentos anti-hipertensivos. Porém, existem alguns estudos que sugerem o consumo de hibisco na redução do efeito de alguns medicamentos e, mais rápida metabolização de substâncias, como o paracetamol.

Fonte: Como Fazer Detox

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s